Apêndice

Enquanto se prepara para fazer uma boa confissão, ele quer se desculpar com Deus por qualquer forma que ele tenha ofendido, mas particularmente por qualquer pecado grave. Se você não tem certeza do que deve levar ao padre em confissão, não tenha medo de pedir ajuda. O sacerdote está lá para ajudá-lo e compartilhar com você o amor e a misericórdia de Deus.

Muitas pessoas consideram que os Dez Mandamentos são um bom quadro de referência para um exame de consciência. Os mandamentos são listados aqui como um lembrete de que pode ser útil.

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
  2. Não tomar seu santo nome em vão.
  3. Guardar domingos e festas de guarda
  4. Honrar Pai e Mãe
  5. Não matar
  6. Não pecar contra a castidade
  7. Não roubar
  8. Não levantar falso testemunho
  9. Não desejar a mulher do próximo
  10. Não cobiçar as coisas alheias

Ato de Contrição

Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém


 O pecado original contamina todos os seres humanos e é levado pelas águas sagradas do batismo. No entanto, enquanto o pecado original é eliminado, seus efeitos permanecem. Um desses efeitos é a concupiscência, esse desejo desordenado dentro de nós que produz uma inclinação para o pecado (1264, 1426, 2515). O pecado original contamina todos os seres humanos e é levado pelas águas sagradas do batismo. No entanto, enquanto o pecado original é eliminado, seus efeitos permanecem. Um desses efeitos é a concupiscência, esse desejo desordenado dentro de nós que produz uma inclinação para o pecado (1264, 1426, 2515).


O pecado mortal é definido pelo Catecismo da Igreja Católica como "uma grave violação da lei de Deus que destrói a vida divina na alma do pecador (graça santificante), constituindo uma separação de Deus". Por um pecado mortal, três condições deve estar presente: assunto sério, pleno conhecimento do mal do ato, e pleno consentimento da vontade "(1855, 1857).
O Catecismo enfatiza que "escolher deliberadamente, tanto para conhecê-lo como para desejá-lo, algo seriamente contrário à lei divina e ao objetivo último do homem é cometer um pecado mortal". Isso destrói em nós a caridade sem a qual a eterna (felicidade) é impossível. Pecados mortais sem arrependimento trazem morte eterna "(1874). Nós chamamos isso de "morte eterna" Inferno, onde aqueles que morreram sem se arrependerem do pecado mortal sofrem a separação eterna de Deus e a perda da felicidade eterna, isto é, ver Deus face a face


O pecado venial, segundo o Catecismo, "não destrói a vida divina na alma, como o pecado mortal, embora a diminua e a doa" (1855). O pecado venial é uma falha em observar a moderação necessária, em questões menores da lei moral, ou em assuntos sérios que agem sem completo conhecimento ou completo consentimento "(1862). Devemos perceber, no entanto, que enquanto os pecados veniais não têm os graves efeitos do pecado mortal, "o pecado venial intencional e impenitente nos dispõe pouco a pouco para cometer um pecado mortal" (1863). Deve ser o objetivo de todo cristão se esforçar, através de firme oração, atos de penitência e obras de caridade, por uma vida livre do pecado.